Infecção Urinária nos Idosos
O que é?
De acordo com o Projeto Diretrizes, da Sociedade Brasileira de Urologia, estima-se que a infecção urinária em idosos atinja 20% das mulheres e 10% dos homens.
Um dos fatores mais preocupantes sobre essa doença é que ela é muito comum mas nem sempre detectável com facilidade. Nos idosos, os sintomas podem passar despercebidos ou serem confundidos com outras debilidades físicas e até mesmo mentais.
Na terceira idade, o organismo dificilmente desenvolverá febre por conta da infecção. Por isso, a pessoa que convive com o idoso e o médico precisam ficar atentos a sintomas inusitados, como:
- Mudanças repentinas de humor;
- Confusão mental;
- Rejeição ao banho e à higiene pessoal;
- Falta de apetite incomum;
- Urina escura ou acompanhada de sangramentos, com odor acentuado;
- Aumento na frequência normal das micções ou trocas de fraldas;
- Tendência a sentir vontade de urinar, mesmo ao ter acabado de sair do banheiro. Com o tratamento adequado, esses e outros sintomas tendem a ser amenizados ou a sumir. Veja no próximo tópico sobre os procedimentos a serem tomados.
O tratamento também dever ser diferente no idoso, pois deve-se considerar evitar internações para evitar quadros de delírios pelo ambiente diferente do habitual (familiar), mas ao mesmo tempo interpretar a gravidade da infecção e algumas vezes internar para fazer o tratamento adequado. A escolha do antibiótico também é importante para evitar efeitos colaterais indesejados, como a piora da confusão mental.
Vantagens
Convênios que atendemos